
Por Thais Nogueira
Neste sábado, 16, Ponte Preta e Guarani se enfrentam em uma das maiores rivalidades do estado de São Paulo. A partida, válida pela 11ª rodada do Campeonato Paulista, será disputada no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, às 19h00.
Enquanto as duas equipes se preparam para o confronto, veja a situação atual de cada equipe e um breve retrospecto desse confronto que terá sua edição de número 193.
MAIS QUE UMA RIVALIDADE... VEJA O QUE ESTÁ EM JOGO NESTE DERBY
A Ponte Preta vive uma situação complicada. Ocupando a terceira colocação do grupo A, a equipe alvinegra soma 16 pontos. Mesmo se vencer o jogo, a Ponte ainda ficará três pontos do segundo colocado, o RB Brasil e portanto, correndo risco de não se classificar para a próxima fase do Paulistão.
Por outro lado, o Guarani faz uma campanha um pouco mais regular que seu adversário. Apesar de também ocupar a terceira colocação do seu grupo, nesse caso o grupo B, se vencer, o Bugre ultrapassa o Novo Horizontino e garante a segunda posição. Mas caso apenas empate ou sofra uma derrota, a equipe vai sofrer a pressão de ter que vencer na próxima, e última rodada do campeonato, e ainda torcer para um tropeço do Novo Horizontino.
A RIVALIDADE TRADUZIDA EM NÚMEROS
Este é um dos confrontos mais equilibrados entre as equipes. O maior vencedor é o Guarani, com 66 vitórias. A Ponte Preta venceu o derby em 62 oportunidades. Foram 63 empates ao longo da história.
A maior goleada registrada foi a vitória do Guarani por 6 a 0, na década de 60. Já a Ponte é responsável pela segunda maior goleada, 4 a 0. E detalhe, esse placar foi repetido em três ocasiões: uma vez na década de 40 e duas vezes na década de 50.